********* CCB SEM CENSURA ********
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ASSEMBLÉIA DE 29 A 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 1983

Ir para baixo

ASSEMBLÉIA DE 29 A 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 1983 Empty ASSEMBLÉIA DE 29 A 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 1983

Mensagem por Josafá Agra Sáb 06 Dez 2014, 14:41

= TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 29 A 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 1983

02 - DIZER O “AMÉM” NO INÍCIO DA ORAÇÃO É FORA DE ORDEM - ...

- ...

- Diz na Palavra de Deus: “E não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. Portanto, o que se deve corrigir são os exageros e gritos fora da decência e da ordem.

04 - BATISMO: GERADO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO - LER E ESCLARECER ARTIGOS DE FÉ - BATIZAR ALCOOLIZADOS - AMEAÇAS

- ..... - Gerado da água não é referente à água do batismo. Significa gerado pela Palavra da verdade, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. S. Tiago 1:18 e I S. Pedro 1:23.

- Quanto ao artigo 9º dos pontos de Doutrina que se refere às abstenções das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, este artigo deve ser lido e explicado após terminado o serviço das águas. Temos que esperar que todos os que se batizaram já estejam em seus devidos lugares a fim de poderem ouvir, dada a grande responsabilidade do assunto.

- Alcoolizados que queiram se batizar, o servo que realiza o batismo procurará ter o discernimento para saber se a pessoa está ou não consciente do passo que irá dar.

- Não se deve ameaçar os ouvintes com perspectivas de castigos ou até de morte se não se batizarem. Deixemos o Senhor operar nos corações.

05 - SANTA CEIA: SÍMBOLO - PÃO ASMO E PÃO LEVEDADO - MINUTOS PARA RECONCILIAÇÃO - DESCOBRIR PÃO E JARRA ANTES DE ORAR - ....

- ...

- A páscoa era celebrada com pães asmos e esse foi o pão que o Senhor Jesus usou para celebrar a última páscoa. Em seguida instituiu a santa ceia.

- A santa ceia não é feita com pão asmo. Mas sim com pão comum, levedado, com fermento. O pão com fermento representa o corpo do Senhor quando na cruz recebeu sobre Si o pecado de toda a humanidade. O fermento é figura do pecado.

- .....

- O andamento dos hinos deve ser um pouco mais lento, dada a solenidade do ato. Não muito lento, pois isso cansa a irmandade que canta.

- As Distribuidoras de Bíblias e Hinários têm para vender conjuntos de pratos, cálice e jarra. - As sobras do pão e do cálice devem ser enterradas.

06 - UNÇÃO: NÃO PERDOA PECADO DE MORTE - NÃO SUBSTITUI O BATISMO - UNÇÃO PARA ESTRANHOS À FÉ

- ...

- Funeral para estranhos à fé que foram ungidos, é necessária muita guia da parte de Deus. Faz-se o funeral para quem creu e não teve tempo de se batizar, se o Senhor fizer sentir. Também deve-se ter a prudência de consultar a família a respeito.

- Unção para a irmandade faz-se quando o enfermo sente de pedir. Ou quando o servo sente de faze-la. - ...Convém indagar se a pessoa está em paz com todos...

08 - PALAVRA: NUNCA PODERÁ FALTAR A EXORTAÇÃO DA PALAVRA NOS CULTOS E DEMAIS SERVIÇOS SANTOS

- Jamais poderá faltar a pregação da Palavra nos cultos e demais santos serviços. Se o servo que preside não tem a revelação da Palavra nesse dia, dê a liberdade para que o Senhor se use de outro servo ou mesmo de algum irmão sem ministério.

- Deus nunca despede seu povo vazio.

09 - ENSINAMENTOS - SUA APLICAÇÃO

- É necessária a Guia de Deus na aplicação dos ensinamentos, pois o aspecto dos casos varia.

- Cada caso deve ser julgado em separado.

- Há determinados ensinamentos que não tem aplicação em certos lugares ou mesmo em outras nações.

- Isto não se refere aos ensinamentos sobre a Doutrina. Ensinamentos doutrinais são imutáveis. Céus e terra passarão mas a Palavra de Deus não passará.

10 - VÉU - CALÇAS COMPRIDAS - SENHORAS VISITANTES

Nunca se oferece o véu a estranhas à nossa fé que venham assistir aos cultos. Mas se o pedirem, podemos emprestar.

Senhoras ou senhoritas que queiram assistir aos cultos e estejam com calças compridas: Permite-se, pela primeira vez. Mas orienta-se para que, na próxima vez, venham com vestido ou saia.

13 - EXIGÊNCIA DE CALÇAS COMPRIDAS PARA ALUNAS EM COLÉGIOS - USO OBRIGATÓRIO EM INDÚSTRIAS - FESTAS JUNINAS - OVOS DE PÁSCOA

- Temos que estar dentro da Palavra de Deus: - “Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus”.

- Há colégios que obrigam as alunas a usar uniformes com calças compridas. Mas não é obrigado por lei.

- Em certas indústrias é obrigatório as operárias usarem calças compridas devido ao perigo a que se expõe trabalhando junto de máquinas em funcionamento.

- É necessário também o uso de calças compridas em certos ramos de negócio onde os estoques de mercadorias ficam em prateleiras altas, obrigando subir escadas.

- Festas juninas em colégios podem ser de caráter idólatra. Destas devemos nos abster. Mas há algumas que são somente para a arrecadação de dinheiro para beneficiar estudantes pobres. Não há inconvenientes em se contribuir com alguma importância.

- Os ovos de páscoa são chocolates como outro qualquer. Não há inconveniente em compra-los. Somente não se deve comer no dia da páscoa, para evitar dar a impressão de que esteja festejando a páscoa, como o mundo a comemora.

- Cristo é a nossa Páscoa, que devemos festejar em Espírito cada dia, pela salvação que nos trouxe.

14 - COLETAS - RECEBIMENTO POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS - PROVIDÊNCIAS - REUNIÕES PARA A MOCIDADE: NÃO INCUMBIR IRMÃS PARA RECEBER...- ...

- .....

- Em reuniões para a mocidade não se deve incumbir irmãs para receber coletas. Isso compete aos diáconos e porteiros.

- .....

17 - VOTAR - ELEIÇÕES - CANDIDATOS QUE SE DIZEM NOSSOS IRMÃOS

- Votar é dever cívico. A irmandade é ensinada a cumprir o dever do voto. O voto é livre e secreto. A irmandade vota segundo sua consciência.

- A Obra de Deus não tem envolvimento com política.

- Há, em época de eleições, certos candidatos que, procurando angariar votos entre a irmandade, distribuem propaganda declarando-se nossos irmãos. Não têm o nosso apoio e nem são autorizados a usar o nome da Congregação em suas campanhas eleitorais.

- Servos que se envolverem com política perderão o Ministério.

18 - VASECTOMIA - INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

- Vasectomia é operação que esteriliza o homem. Em casos extremamente graves, em que a esposa não pode engravidar nem operar, deixa-se na consciência da pessoa. Da mesma forma, irmãs que, por determinação médica precisam operar para não gerar mais filhos, devido a perigo de vida; Não proibimos e nem encorajamos. Deixemos em sua consciência.

- Inseminação artificial é semente de outro homem para que a mulher gere, quando o esposo não pode gerar. Embora não haja contacto nem pecado, é procedimento contrário à Palavra de Deus; O esposo e a esposa são uma só carne. Semente estranha entre eles profana a pureza dessa união.

20 - FUNERAL PARA IRMÃO ASSASSINADO - CONSIDERAÇÕES

- Não se faz funeral para quem se suicida. Mas para irmãos que foram assassinados, há considerar caso por caso. Deve-se verificar se a vítima teve culpa no ocorrido. Ou se estava inocente. Se a pessoa provocou o assassino ou se foi apenas a vítima inocente do criminoso. Averiguar se a pessoa tinha bom testemunho. Houve irmãos que foram mortos por assaltantes. E temiam a Deus. Certamente o Senhor permitiu que morressem desta forma.

- Portanto, após constatada a realidade, façamos o funeral.

- Quanto a cantar ou não hinos em funerais, consulta-se a família do morto. ...

21 - MINISTÉRIO DA PIEDADE - APÓSTOLOS E DIÁCONOS

No tempo apostólico os apóstolos exerciam também esse ministério; mas crescendo o número dos discípulos, houve murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano. Diante disso consideraram os apóstolos que não era razoável eles deixarem o ministério da Palavra e da oração, para servirem as mesas. Foram então constituídos sete diáconos, varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e sabedoria, para esta importante tarefa. Na Palavra de Deus diz: “Importante negócio”; mas em outros idiomas diz: ¨Tarefa”. Portanto, ninguém interprete que o diácono negocia com o dinheiro que a irmandade dá na coleta, pois este dinheiro é sagrado. O apóstolo S. Paulo exortou a Timóteo sobre os requisitos que os bispos e diáconos devem ter. (I Tim. 3).

Ficou então definido que Deus confiou esse ministério aos diáconos. No entanto os anciães e toda a irmandade devem ter a piedade, não somente em socorrer os necessitados, assim como em manifestar o amor e a caridade, tendo paciência com todas as almas. Todos são livres para ajudar os necessitados particularmente, mas como Deus constituiu irmãos diáconos e irmãs para esse ministério, a irmandade não deve deixar de contribuir na coleta para essa finalidade, para que os diáconos possam atender aos necessitados conforme a guia de Deus. Ancião estando em missão sem a companhia de diácono, ao ver alguma necessidade e sentir-se movido por Deus, poderá atender com o fruto que Deus preparou para sua viagem.

22 - MINISTÉRIO DA PALAVRA

Esse ministério foi dado aos irmãos anciães e cooperadores. Há irmãos diáconos a quem Deus deu também o dom da Palavra, mas não esse ministério. Bom seria que todos os irmãos diáconos tivessem esse dom, pois muitas vezes devem substituir as faltas de anciães e cooperadores nos cultos, funerais e também atender a unções. Para que a irmandade sempre seja alimentada, pois Deus não manda seu povo de volta vazio. No caso do diácono não ter o dom da Palavra, dará liberdade a algum irmão de quem Deus se queira servir, inclusive ao Cooperador de Jovens e Menores.

É mais viável os irmãos diáconos substituírem os anciães e cooperadores em sua ausência nos serviços supra citados, do que os anciães substituírem os diáconos no ministério da Piedade. Não é pelo fato de alguns diáconos terem o dom da Palavra, que esses devam pretender ou esperar serem chamados ao ministério de ancião. Se Deus lhes deu o ministério de diácono, devem procurar desempenhá-lo com amor, dedicação e fidelidade. Houve alguns diáconos que, por pretenderem e até exigirem o ministério de ancião, não foram fiéis no seu ministério e Deus não se agradou deles e perderam até o próprio ministério da piedade. Os irmãos anciães não devem pôr os olhos sobre certos diáconos para apresentá-los para o ministério de ancião por terem o dom da Palavra. Se Deus os colocou nesse ministério e lhes deu esse dom é porque poderão às vezes substituir os anciães e cooperadores quando necessário.

Eventualmente, não havendo em alguma região irmãos preparados para o ministério de ancião, justifica-se apresentar um diácono para ancião. Jamais porém, generalizando este procedimento.Convém sempre considerar os cooperadores da região antes de indicar o diácono para o ministério de ancião.

Os cooperadores não devem estar anciosos para ser ordenados no ministério de ancião, pois Deus dá o ministério segundo a sua vontade. O importante é que cada um seja encontrado fiel, grangeando os talentos que Deus lhe confiou para que todos ao fim possam receber o galardão no céu.

Sempre que for possível ou se fizer necessário, convém um ou mais anciães participarem das reuniões de diáconos, não para determinar o que eles devem fazer, mas para se conservar a união entre ambos os ministérios.

Nas reuniões de ensinamentos o ancião presidirá; e após a Palavra, o irmão diácono mais antigo no ministério tomará a presidência. No decorrer da reunião, se Deus fizer sentir a anciães presentes dar algum ensinamento, terão liberdade. Ao terminar todos os assuntos, o ancião retomará a presidência e será encerrada essa reunião com uma oração de agradecimentos a Deus.

Da mesma maneira nas reuniões de atendimento, o irmão ancião abrirá essa reunião com uma oração, e depois o irmão diácono mais antigo tomará a presidência. Após serem apresentados todos os casos, o ancião retomará a presidência e um dos servos agradecerá a Deus em oração.

24 - BALANÇO NAS ADMINISTRAÇÕES LOCAIS

Cada administração, logo após ter sido realizada a assembléia geral local, devera mandar imprimir o balanço geral financeiro e distribuir entre a irmandade, um para cada família, para que o povo de Deus possa ter conhecimento da entrada e saída dos frutos que Deus preparou nas coletas em geral.

25- PRAIAS E BANHISTAS

As praias de banhistas são um ambiente mundano, não apropriado para o povo de Deus. Principalmente para quem tem ministério.

Há praias isoladas, como também em certas horas do dia não há freqüência de banhistas. Nessas praias é tolerável irem, principalmente os que têm necessidade devido ao seu estado de saúde, desde que usem trajes decentes.

26 - LEIS E MANDAMENTOS

A fé do povo de Deus consiste em magnificar sempre mais a celeste vocação em cada um dos membros, e reter a liberdade com que Cristo Jesus nosso Senhor nos franqueou com a sua morte e ressurreição, para que Ele possa imperar com a divina graça nos corações dos remidos pelo Sangue do Concerto eterno, e guia-los pelo Espírito Santo em toda a verdade, e honra, louvor e glória a Deus Pai, o Bendito em eterno. (No demais, sejamos sóbrios, lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós e da sua Obra). I. S. Pedro, 5: 7/8.

Portanto, debaixo desta graça não devemos por leis e nem mandamentos; pois na Palavra de Deus temos tudo o que o crente necessita. Temos os doze pontos de FÉ E DOUTRINA que o Senhor revelou a seus servos no início desta Bendita Obra, de acordo com a Doutrina Apostólica.

No parágrafo 9º vem mencionado o que Deus revelou aos Apóstolos na Assembléia de Jerusalém: “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum senão estas cousas necessárias: que vos abstenhais das cousas sacarificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; das quais cousas fazeis bem se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15: 28/29.

No demais, o Senhor, por meio de Sua santa Palavra, admoestará a Seu povo, ficando a responsabilidade de cada um na sua própria consciência.

Está escrito: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz às Igrejas”.

Portanto, cada qual dará contas de seus atos a Deus.
Josafá Agra
Josafá Agra

Mensagens : 212
Data de inscrição : 19/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos