********* CCB SEM CENSURA ********
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que foi abolido da lei de Moisés?

2 participantes

Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty O que foi abolido da lei de Moisés?

Mensagem por CarlosB Sex 21 Jun 2013, 18:23

 A lei não pode ser mutilada como muitos querem fazer, separando os mandamentos dos rituais, mas ela anda toda junta (os 613 mandamentos) sendo inseparável; na verdade quem pega num só mandamento por mais pequeno que seja, fica obrigado a guardar toda a lei, e quem transgride o mais pequeno, inutiliza todos eles.
 
Pois a lei consiste nos mandamentos, estatutos, leis e juízos que foram dados no monte sinai a Moisés, e que tudo foi selado com o sangue de animais para que ninguém pudesse acrescentar ou diminuir ás palavras escritas da lei, e isso podemos ler em Êxodo, desde o capitulo 20 até ao 24.
 
 
E se alguma parte é realçada como abolida, foi exatamente os 10 mandamentos da qual toda a lei dependia. Pois vê o que aconteceu quando Moisés desceu do monte com as tábuas do concerto:
 
 
Exôdo34:28-30 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.
 
 
 
Nas tábuas estavam escritos os dez mandamentos, e é exactamente esta aliança que Paulo se refere dizendo que foi abolida em Cristo, porque era a base de toda a lei. Vê:
 
 
2ª Coríntios 3:3-16 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. .. O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, Como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória. Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
 
 
 
Repara no que está realçado.
 
Paulo, na carta aos Coríntios como vimos acima, está falando exactamente desta passagem, das tábuas, do brilho e do véu do rosto de Moisés quando ele desceu do monte; etc…Ou seja : dos 10 mandamentos que muitos dizem que é preciso guardar.
 
E ele diz que a nova aliança não a mesma, é escrita no coração, e não nas tábuas de pedra á semelhança do ministério de Moisés, e o que estava escrito nas tábuas? Os dez mandamentos! E diz que a letra das tábuas mata mas que o ministério do espírito vivifica. Se mata porque insistes em procurar vida na morte?
 
Por isso ele diz que a lei foi o ministério da morte, da condenação porque todos ficaram debaixo de maldição, dizendo que era um ministério transitório, e que se desvanecia á semelhança do brilho do rosto de Moisés; já dando a entender que era temporário.
 
E diz que todos aqueles que estão debaixo do ministério da lei, dos 10 mandamentos, permanecem em trevas, como que um véu que os cega, e que só em Cristo é tirado; mostrando assim que quem guarda os 10 mandamentos, ainda não se converteu a Cristo.
 
A lei de Moisés foi escrita para fazer obras, mas a lei de Cristo foi escrito no coração para conhecer as obras de Deus e o próprio Deus.
 
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como invalidaram a minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Hebreus 8:8-11
 
 
Aqui vemos que a nova aliança nada tem a ver com a primeira e por isso diz:Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;
 
E acaba dizendo que essa lei é escrita no coração para conhecimento de Deus, pois agora servimos a Deus é em espírito, com o entendimento e não por obras como na lei de Moisés.
 
Muitos dizem: Jesus não veio abolir a lei, mas aperfeiçoá-la. Mas a lei não é boa justa e santa? Então veio aperfeiçoar uma coisa que já era perfeita? O problema não era a lei mas o homem que não obedece nem pode.
 
Romanos 8:7- Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
 
 
A lei é boa para o bom e o justo, mas não houve ninguém bom e justo e por isso a lei que abençoa o justo, também amaldiçoa o transgressor, e por isso ficaram todos debaixo de maldição.
 
Gálatas 3:10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
 
 
 
Por isso Cristo foi anunciado pela lei e pelos profetas desde o princípio mostrando que só ele os podia salvar da maldição da lei, e foi isso que ele fez tirando-a a cravando-a na cruz, e por isso agora já não há condenação para o que crê porque já não há a lei que o condenava.
 
Logo a lei serviu de guia até que Cristo viesse, mas chegando Cristo foi abolida porque ele é o fim (acaba) da lei.
 
Gálatas 3:23 - Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. 24 - De maneira que a lei nos serviu de guia, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25 - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo do guia.
 
 
Rm.10:4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
 
 
A prova que realmente creio que Jesus me justificou é não fazer obras para a vida e para a justiça, mas se as faço provo que não creio em Cristo e a minha fé é uma fachada.
 
Pois, se nós, ainda procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão. Gl 2:17-21
 
 
A única forma de viver para Deus é morrer para a lei, para a obediência segundo as obras, a obediência da fé é crer e não fazer, pois o justo vive pela fé o pecador pelo fazer da lei.
 
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras,
Romanos 4:4-6
 
 
Portanto, quem faz obras não tem galardão da parte de Deus, mas é exactamente quem não faz mas crê que cristo fez por ele é que é justificado; e reparem que estamos a falar mesmo no tempo de Abraão, ainda antes da lei.
 
Logo não é a continuidade, ou aperfeiçoamento, mas sim o fim. Por isso se chama de nova aliança, e não uma fusão da velha coma nova, ou mais uma. E se agora tudo é novo, andemos então em novidade de vida!
 
Mais uma vez digo: quem quer guardar os 10 mandamentos ou qualquer outro mandamento da lei para ser salvo ou para ser abençoado, ainda não se converteu a Cristo; ainda não conhece a graça de Deus.
 
Na nova aliança só temos um mandamento, um novo mandamento, que é viver em amor; e aqui não há regras ou mandamentos fixos, e muitas vezes até vamos contra os mandamentos da lei como acontecia com Cristo ao perdoar a prostituta ou quebrar o sábado, etc...
 
Mas o amor diverge de pessoa para pessoa e por isso Paulo dizia:
 
1ª Crintios 9:19 - Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. 20 - E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 - Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
 
 
 
Embora eu seja livre de qualquer condenação de Deus ou do juízo dos homens, por amor me faço servo de todos para levá-los a Cristo. Faço tudo sem regras específicas, procurando não prejudicar ninguém (o que é impossível), visando apenas uma coisa: levá-lo ao conhecimento da graça de Deus para que seja salvo; pois para isto Deus me salvou e predestinou para ser uma testemunha do reino de Deus.
 

Mas ainda que não tivesse qualquer obra, nada disso afectaria a salvação (caso do imoral que tinha a garantia da salvação mesmo sem obras), porque uma vez salvo, salvo para sempre.
CarlosB
CarlosB

Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty Re: O que foi abolido da lei de Moisés?

Mensagem por vitorA Dom 23 Jun 2013, 19:09

CarlosB

Excelente exposição sobre a anulação total da Lei de Moisés!!

Porque na verdade a Lei do Cristão,é a de Cristo,a Lei da Fé!!

como está escrito:


Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 
Romanos 3:26-28
vitorA
vitorA

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty Re: O que foi abolido da lei de Moisés?

Mensagem por CarlosB Seg 24 Jun 2013, 20:59

vitorA escreveu:CarlosB

Excelente exposição sobre a anulação total da Lei de Moisés!!

Porque na verdade a Lei do Cristão,é a de Cristo,a Lei da Fé!!

como está escrito:


Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 
Romanos 3:26-28

É verdade Vitor, eis aí alguém que discerne a graça.

Mas tu conheces a expressão: e tudo o vento levou?Very Happy
CarlosB
CarlosB

Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty Re: O que foi abolido da lei de Moisés?

Mensagem por vitorA Ter 25 Jun 2013, 07:04

Olá CarlosB,Paz!!

É essa expressão"e tudo o vento levou"era o tópico de um outro Fórum,que dizia que os eleitos eram como o vento,em que se ouvia a sua voz,mas não se sabia de onde tinham vindo nem para onde iam e que ao chegarem a esse Fórum,o vento foi tão forte que desapareceram o resto dos foristas,era mais ou menos isso!!

Espero que aqui não seja assim!!

Paz!
vitorA
vitorA

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty Tiago 2

Mensagem por Jonatas Qui 15 Out 2015, 14:32

Amigo,


Desejo que estude profundamente a palavra de Deus para não se corromper com doutrinas ensinadas por homens e assim se desviar do principio puro da Palavra de Deus

Observe que no livro de Tiago capitulo 2: 10-12 a Bíblia fala que seremos julgados pela lei da liberdade e cita trechos da lei dos 10 mandamentos.

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade."
Tiago 2:10-12

Apocalipse 12:17 menciona que o povo remanescente de Deus guardaria os seus mandamentos.

Em Lucas 23:56 - Aqueles que acompanharam o ministério de Jesus não deixaram de guardar o sábado por ocasião da morte de Jesus, ou seja, estiveram com Cristo cerca de 3 anos e não receberam nenhuma orientação quanto a isso? E mesmo após a ressurreição de Cristo ele não orientou os discípulos que esse procedimento deveria ser deixado? O que fica claro na vida de Jesus é que Ele nunca teve a intenção de abolir uma instituição que foi deixada antes da entrada do pecado no mundo, mas sim reforçar os benefícios desta prática na vida do ser humano, ou seja, guardar o sábado significa reafirmar a criação de Deus e lembrar de sua provisão para nossa vida. Isaías 58: 13-14 diz que o sábado é um dia de deleite, e neste dia precisamos aliviar os fardos daqueles que precisam e não fixarmos na lei como os judeus o faziam sacrificando-se para obterem a aprovação divina e esqueciam-se de seus irmãos.

Meu desejo é que examine as escrituras como o próprio Jesus disse em João 5:39 "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39", lembrando que Ele fez menção ao Velho Testamento como Escrituras pois no seu tempo era apenas isso que existia.

Atenciosamente,

Jonatas

Jonatas
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty Graça não é lei

Mensagem por Alexandro Guimarães Dom 17 Jan 2016, 05:25

O homem não tem capacidade de obedecer a lei como foi estabelecida na antiga aliança!
Não existe esta estrutura de justiça no ser humano, como explica Isaías 64: 6.
(Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus. Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que "pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." ROM 3: 19-22.

Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. ROM 7: 7.
Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. ROM 3: 19-31.
A LEI DEVE SER ESTABELECIDA E CONFIRMADA PARA QUE O PECADO E A JUSTIÇA SEJAM MANIFESTADOS ATRAVÉS DELA. PORQUE PELA LEI VEM O CONHECIMENTO DO PECADO.

No entendimento do significado da Lei, pois, como diria Paulo, a “Lei foi dada para que avultasse” a consciência de pecado, e, portanto, para que pudesse haver uma consciência-consciente de sua irredimibilidade pelos instrumentos da Lei ou da Moral.

SE NÃO FOSSE ESTABELECIDO A LEI, COMO SE MOSTRARIA A JUSTIÇA DE JESUS? Porque Ele foi o (único) a conquistar a justiça pela obediência da lei. Ao conquistar, doou aos seus escolhidos.
Esta lei manifesta o certo e o errado, por isso ela tem que ser ESTABELECIDA, PARA QUE UMA CONSCIÊNCIA DO QUE É JUSTO SE INSTALASSE NO SER HUMANO.

A consciência pressupõe a pré-existência de liberdade, e, esta só se manifesta em plenitude na Graça, pois, é somente nela que se perde o medo de ser!
A questão é que a maioria das pessoas pensa que liberdade induz ao erro.
Nenhum erro poderia ser maior!

A verdadeira Graça nos faz profundamente auto-conscientes e, ao mesmo tempo, nos dá a certeza de que diante de Deus a única voz que se faz ouvir não brota dos meus lábios, e de minhas obras, de meus sacrifícios para dar conta de obedecer a lei, mas de minha consciência, que me leva compreender a minha incapacidade, de se justificar de acordo com ela.
Paulo disse:

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. ROM 7: 18.


Existem alguns grupos de pessoas que leva a mente dos que estão a aprender para outro significado sobre o que significa a lei para o ser humano, e como adquirir nossa justificação. Sem mesmo pensar no estado que nos encontramos diante de Deus, estas pessoas dizem que obedecer a lei, é um resultado de gratidão e amor a Deus, pela sua graça. Como leigos em relação à lei, eles jamais compreenderam que não está na condição humana de obedecer a lei como manda a lei. Porque se você não obedece a lei como manda a lei, você é transgressor da lei! Pois não está na condição humana de obedecer a lei.


ORA, A OBEDIÊNCIA DA LEI NÃO É TÃO SIMPLES COMO MUITOS PENSAM, ATÉ DISTÁCA AGUNS DELES COMO O "SÁBADO", MANDAMENTO PREFERIDO DOS FARISEUS!
A lei é um pacote fechado! Ou você obedece os 100%, sem tropeçar em nada, ou então todo seu esforço para obedecer os 99 não vale nada! Porque se você obedece 99%, e deixa de obedecer 1%, os outros 99 caem sobre sua cabeça! Por isso a lei foi resumida em um único e grande mandamento.

E PORQUE?

Ora, JOÃO disse que o pecado é a transgressão da lei, (1JO 3: 4) logo o mesmo João diz: Aquele que diz que não comete pecado é mentiroso e a verdade não está nele. (1JO 1: 8-10) Ora, se você comete pecado você transgride a lei, certo? Pois Tiago diz, Que se você guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos (TIAGO 2: 10).
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: "Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las". E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. GÁL 3: 10-11.
Então onde está sua justiça pela lei?

E SE É ASSIM, E SE ASSIM DIZ A LEI, PORQUE ENSISTIR EM UMA CAUSA QUE NÃO PODEMOS REALIZAR?

Não é isto que Pedro afirma no seu discurso aos que queriam estabelecer novamente a lei de Moisés, segundo está escrito:

Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a "lei de Moisés". Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. ... "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?" Mas cremos que fomos salvos pela graça do SENHOR Jesus, como também aqueles o foram". ATOS 15: 5-11.

PORQUE EM CRISTO, NOS FOI DANDO UMA NOVA FORMA PARA CHEGARMOS A DEUS:
(Pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus. HEB 7: 19.

Ora, a lei produz medo, e um sentimento de culpa, você jamais poderá ser regenerar, com esse sentimento.

Paulo nos ensina que quanto mais Lei ou Moral, mais conhecimento do pecado. E, sendo assim, mais a neurose do pecado se instala em nós.
Ou seja, a Lei gera a certeza da culpa e esta nos deita nos braços do pecado. E por quê? Porque a Lei gera neurose, que produz a obsessão de vencer por conta própria “o pecado que habita em mim”, segundo Paulo.

Paulo também, nos diz que a impossibilidade da Lei ser efetiva quanto a nos fazer viver com saúde vem do fato de que o condutor dela, o homem, está em estado terminal; ou seja, a inviabilidade da Lei é que ela se materializa pelo condutor essencialmente adoecido da natureza humana.

Porque “pecado” também se manifesta como neurose e seus derivados psicológicos! ROM 8:3 Nada há mais terapêutico que a Graça, pois ela nos des-neurotiza a existência, livrando-nos de toda culpa de ser. 1COR 1: 30-31; 1JO 4: 17-19; FILIP 3: 12-16.

O paradoxo acontece quando se descansa em Cristo e em Sua Graça e, assim, pára-se de lutar contra si mesmo.
Jesus já agradou a Deus em meu lugar!
E quando sou liberto de todo medo pelo amor de Deus revelado na Cruz — pois no perfeito amor não existe medo de nenhuma forma de juízo, então, a alma encontra o seu ninho e experimenta uma paz que não foi produzida pela justiça-pessoal desse “pseudo-herói-humano das virtudes auto-conquistadas”.

Estas pessoas que conduz a mente das pessoas simples e leigas à lei, e esconde a verdade a respeito Jesus, são criminosos, que conduz à pessoa ao sofrimento psicológico, de lutar contra algo invencível.

O Espírito Santo sempre convence o homem do pecado, mostrando a ele também a sua impossibilidade de praticar justiça. Todos que tiverem e tem esta consciência, estão na fadiga por falta de justiça, tanto justiça própria como justiça exterior. Cansados de lutar contra algo tão terrível, veio o próprio Deus e disse:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. MAT 11 29-30.

Quando se descansa em Cristo, a alma volta ao ninho, e tudo se realiza.

Mas isto também não me dá o direito de viver no pecado, porque o ninho é Cristo (COL 3: 3) porque Paulo diz aos Romanos 6, que não devemos permanecer no pecado por causa da Graça.
A questão é que a maioria das pessoas pensa que liberdade induz ao erro.
Nenhum erro poderia ser maior!

Por isso não me torno indolente, e nem legalista daquilo que foi substituído, exatamente por ser irremediável ao ser humano. 2COR 3: 14; HEB 10: 9.

POR TANTO, VOCÊS QUE FICAM ENCAMINHANDO OS SENTIMENTOS, A MENTE DAS PESSOAS À LEI, E NÃO A CRISTO, TERÁ QUE PRESTAR CONTAS COM DEUS, POIS VIVEM E ENSINAM MENTIRAS, PARA JUSTIFICAR VOSSAS DOUTRINAS HUMANAS.

Alexandro Guimarães
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que foi abolido da lei de Moisés? Empty Re: O que foi abolido da lei de Moisés?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos